3. Inquéritos alimentares- investigação e avaliação

E sigamos para a terceira etapa da nossa consulta nutricional, investigação e avaliação do consumo alimentar. Em um primeiro momento o ideal é fazer uma investigação dos hábitos como por exemplo: restaurantes preferidos, temperos utilizados, quem cozinha, quais as preferências e aversões e ainda se apresenta algum tipo de aversão ou intolerância alimentar.

Alguns métodos podem ser aplicados, e isso deve variar de acordo com o tipo de investigação que se deseja e população atendida. Dentre os inquéritos mais utilizados na prática clínica nós temos:

  1. Quadro de frequência alimentar: qualitativa e quantitativa;
  2. Recordatório de 24 horas;
  3. Recordatório habitual / História alimentar;
  4. Registro alimentar estimado.

Cuidado na escolha do método já que esse será essencial para montagem da organização da dieta do paciente, ou seja, quanto mais informações são coletadas mais fidedigno será nossa orientação final.

A avaliação do consumo alimentar deve ser realizada pós consulta, o nutricionista deve avaliar esse consumo de acordo com os parâmetros das DRIs cruzando as informações coletadas na anamnese com as possíveis deficiências ou excessos de nutrientes encontrados neste momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *