Como alcançar o objetivo do meu cliente?

Atender no consultório é como seu eu fizesse parte do sonho de alguém, e não é só fazer parte, eu na verdade me sinto na responsabilidade de fazer com que esse objetivo seja atingido.

Você deve estar pensando que eu endoideci, ou que quero ser pretensiosa, mas juro que não, estou bem sã rs rs!

Se você entender isso como uma responsabilidade sua estará pronto (a) para viver de consultório, eu de verdade acredito que muitas ferramentas podem lhe ajudar na retenção de clientes: coach, motivação… hoje em dia são tantas coisas, mas nenhuma ferramenta é tão poderosa quanto a ciência da nutrição.

Me sinto entristecida algumas vezes quando me dou conta de como alguns nutricionistas estão se distanciando da nossa base.

O assunto que quero abordar com você é: como alcançar o objetivo do meu cliente?

O plano alimentar é a sua grande ferramenta, leituras e estudos podem lhe auxiliar, você precisa ter opções, entender de metabolismo, e saber como fazer mudanças efetivas.

Alguns casos são típicos e cada vez mais comuns no consultório, como por exemplo as queixas excessivas de fadiga, cansaço, sono durante o dia, desânimo e desmotivação também fazem parte da imensa lista, pare um pouco e pense em tudo que você sabe. Todas essas queixas são provindas da falta de energia, por esse motivo você deve se fazer algumas perguntas imediatamente:

  1. Como eu posso ajudar o meu cliente a aumentar a produção de energia?
  2. Quais alimentos são responsáveis por esse aumento?
  3. Quais comportamentos meu cliente deve adotar para sanar esse problema?

O nosso organismo produz energia e chamamos de ATP (adenosina trifosfato), elas são ressintetizadas pelo nosso corpo através do estímulo dos alimentos, ou seja comer adequadamente favorece a produção e ressíntese de energia.

Algumas grandes moléculas tem parte essencial como o carboidrato e os lipídes, porém sem a presença das vitaminas lipossolúvels (complexo B) isso seria fatalmente impossível.

Pronto, conduta direcionada, preciso garantir o consumo de carboidratos, lipídes, e principalmente preciso que o meu cliente consuma adequadamente vitaminas do complexo B, para isso é necessário estar bem claro na minha cabeça as fontes alimentares, ou seja, saiba as fontes alimentares dos alimentos!

A grosso modo posso dizer que basicamente os grãos, carnes vermelhas, vegetais folhosos verdes-escuros, leite e derivados parecem fazer parte do grupo essencial dessas vitaminas , algumas particularidades, claro, como por exemplo a banana que é riquíssima em priridoxina (vit. B6), a qual é responsável por aumentar a secreção de serotonina, e com isso melhora do bem estar.

Ou seja, se você opta por um plano alimentar com baixo consumo de carboidrato, você fatalmente piorará o quadro e sintomas do seu paciente, e isso só fará com que a adesão ao plano e o retorno dele esteja totalmente comprometido!

Faça parte do objetivo, direcione os objetivos, e organize as metas, vá devagar, não enjoe de encontrar o seu cliente, e proponha tratamentos mais longos, e duradouros.

2 thoughts on “Como alcançar o objetivo do meu cliente?

    1. Oiii Ana!!
      Para mim o que faz total diferença é de fato o Atendiment Nutricional, métodos e técnicas corretos.
      As postagens no facebook, e Insta ainda são interessantes mas é necessário que você aplique bem as técnicas.
      Um beijo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *