Os micronutrientes e sua importância para os praticantes de atividade física

Sempre “martelo” na mesma tecla devemos direcionar os nossos cardápios, e para os amantes de atividade física não poderia ser diferente.

Usar protocolos que possam de verdade ajudar o paciente é fundamental, e quando falamos de micronutrientes posso certamente dizer que para esse grupo os principais a serem atingidos são: ferro, magnésio, cálcio, complexo B, vitamina D, zinco e os antioxidantes.

Abaixo vou falar um pouquinho da importância de cada um e você nutricionista vai me prometer que irá se aprofundar nessa pesquisa para planejar um cardápio que supra a necessidade nutricional do paciente atendido.

01. Ferro: mineral importante no ciclo de krebs, a aconitase, enzima responsável pela geração de energia é dependente de ferro, por isso os primeiros sintomas do paciente anêmico, deficiente de ferro, é a falta de energia, prostração, cansaço e desânimo. Atente-se a prescrição desse mineral e se houver necessidade lance mão da suplementação, mas não negligencie;

02. Magnésio: é o mineral responsável por fosforilar a glicose, etapa importante para assegurar que essa se mantenha dentro da célula, a enzima responsável é a hexoquinase e essa é dependente de magnésio. Manter o músculo com o aporte correto de carboidrato é fundamental afim de evitar lesões e redução de massa isenta de gordura. A deficiência desse mineral pode ser umas das responsáveis pelas cãibras por isso fique bem esperto com o consumo dos alimentos fonte. O magnésio está presente na banana, nos cereais, e nas verduras verdes escuras, relativamente fácil de se atingir a recomendação nutricional.

03. Cálcio: esse importante macromineral é responsável pela contração muscular, e precisa estar sempre dentro das recomendações nutricionais seja por ingesta alimentar ou por suplementação. A manutenção do consumo dentro das necessidade evita o aparecimento das doenças ósseas como: osteoporose, osteopenia..entre outras.

04. Vitamina D: importante para a absorção correta de cálcio e fósforo, minerais imprescindíveis para o praticante de atividade física. A sua principal fonte é o SOL, por isso oriente ao paciente o banho de sol diário.

05. Antioxidantes: a formação de radicais livres é algo praticamente que não se pode evitar, por isso o consumo de alimentos antioxidantes é fundamental. 

06. Zinco: através das células T-helper é responsável pelo sistema imunológico preservado, e por isso a sua indicação aos praticantes, ter um sistema imune fortalecido é fundamental para manter o planejamento dos treinos. Por isso coloque na alimentação do seu paciente alimentos fontes de zinco.

07. Complexo B: são as vitaminas do complexo responsáveis pela formação de energia, elas são os intermediários do ciclo de krebs, e sem elas seria impossível degradar as macromoléculas. Dietas restritas tem como princípio negligenciar o consumo desse grupo, se for o caso faça uso da suplementação. 

Como podemos perceber é super importante termos em mente quais nutrientes queremos atingir em nossos cardápios, tenha sempre os “alvos”que você vai buscar e eu tenho certeza que irá atingir os principais objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *