Avalie qual o tipo de dieta oferecer ao cliente

Parece bobo e óbvio mas muitas vezes estamos tão fechados na idéia de entregar o cardápio depois, ou de não calcular, ou de só fazer uma orientação que não conseguimos enxergar nada além disso e eu vou aqui para dizer à você que avaliar e mudar, e mais importante que isso adaptar o estilo de dieta a cada cliente.

Você pode usar o modelo transteórico para fazer isso, ele é uma forma científica de sabermos em que momento da mudança no comportamento alimentar o nosso cliente está, por esse motivo é que devemos nos basear nele para sabermos qual tipo de intervenção / conduta devemos seguir, por isso estude-o, devore-o.

Para cada cliente uma conduta, um tipo de dieta e um resultado diferente, canso de dizer que quanto mais as nossas condutas forem baseadas em evidências menor a chance de errarmos.

Para simplificar o modelo transteórico é composto por 05 etapas, sendo descritas assim:

Etapa 01: Pré-Contemplação: onde a mudança no comportamento frente ao alimento ainda não foi considerada, e está ali simplesmente de forma “obrigada” seja por alguém da família ou médico enfim não deseja aquela mudança. Nesse momento o seu cardápio / orientação deve priorizar as preferências e gostos do paciente, o que adianta você passar horas calculando um cardápio que ele não irá seguir? Pense nisso.

Etapa 02: Contemplação: onde a mudança começa a ser considerada, o indivíduo reconhece o problema porém ainda sem uma ação traçada, é a sua hora de incentivar, não deixar ele desistir. Alguns estímulos podem ser feitos, o contato mais próximo com o paciente é obrigatório para que ele passe para outra fase.

Etapa 03: Decisão OU Preparação: nessa hora o indivíduo desenhou seu plano de ação e agora quer mudar, já adotou algumas mudanças que julgava difícil e impossível. Ai entra o seu plano alimentar calculado, você pode então afinar essa conduta e esse plano. 

Etapa 04: Ação: indivíduos que já alteraram o comportamento por um período mais prolongado, até se esquecem de como agiam antes, e estão super dispostos a continuar na mudança, essa hora você nutri deve permanecer com a energia lá em cima afim de não deixar o paciente desanimar.

Etapa 05: Manutenção: comportamento alimentar modificado e mantido por mais de 6 meses, e agora resta sempre acompanharmos e orientá-los quais ações devem ser feitas para que tudo permaneça e ele consiga perdurar o resultado obtido.

Você usa esse modelo? O que achou? Se não usa eu oriento que você tente, abaixo do texto deixei a referência de um artigo que acho simples e de fácil leitura.

TORAL, Natacha; SLATER, Betzabeth. Abordagem do modelo transteórico no comportamento alimentar. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, p. 1641-1650, 2007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *