06 passos para prescrição dietética do paciente

Esqueça a frase: “eu gosto da formula X” ou “essa fórmula superestima a quantidade de kcal”, você não tem base para isso, vamos sair do achismo e trabalhar com a ciência. 

Vou lhe passar o passo a passo ara escolher isso de forma assertiva:

  • Passo 01: olhe para o seu nicho: emagrecimento, acamados, esportistas, doentes, entre outros.

Esse primeiro passo é importante porque cada nicho tem a sua particularidade, e suas fórmulas preferenciais, você pode adotar uma linha a seguir, isso não tem problema o que você não pode é entregar dieta engessada, mas pode sim escolher um método!

  • Passo 02: vá para a literatura e veja quais protocolos são indicados para o seu nicho: DRIs, HB, Kcal por Kg de peso, Cunningham.

As fórmulas e métodos para calcular e definir um valor energético são muitas, agora não me venha com o papo: eu gosto dessa que não cola, ok? Vá em busca do artigo, da publicação original e veja qual população o seu autor “preferido” usou, veja o que os consensos dizem e orientam é para isso que eles servem afinal de contas;

  • Passo 03: calcule a TMB (taxa metabólica basal) ela servirá de base para você entender a necessidade “mínima” desse paciente.

Sim, minimo, e ninguém está dizendo que é o valor a ser oferecido. A base é sempre importante, conhecer o chão que estamos pisando, até onde podemos ir naquele momento de propor uma dieta mais arriscada, sabe?

  • Passo 04: determine o nível de atividade física (NAF ou MET) ou o fator injúria.

O adicional de kcal é extremamente importante, ele define quanto, e isso nos dá segurança para garantir o aporte necessário ao paciente;

  • Passo 05: determine o NET / VET / GET como preferir chamar.

Valor final, entendido qual o ponto de partida, e agora é hora de se divertir e brincar com os vários formatos que podem levar você e o paciente a alcançarem o objetivo;

  • Passo 06: pense em quais estratégias seriam ideais para esse caso e distribua os alimentos tendo como “base” o valor energético.

Você pode ter infinitas combinações e ai está definitivamente a cereja do seu bolo.

Com esses passos você se sentirá mais seguro e irá oferecer ao paciente mais saúde, e disposição para alcançar o resultado esperado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *