A escolha do caminho

Uma grande dificuldade dos nutricionistas, profissionais liberais, é dedicar-se integralmente ao consultório.

Acredito que o medo e a insegurança são as principais queixas, seja por questões financeiras, ou por ter medo de não conseguir levar isso a diante! São tantas coisas a pensar, mas tem uma que eu considero primordial: qual a linha que vou seguir? Vou deixar me levar pelos modismos e condutas sem ciência simplesmente para angariar mais clientes e / ou seguidores?

Então é sobre isso que eu quero conversar com você hoje.

A ciência da nutrição é muito ampla, todos os dias uma novidade é lançada, uma blogueira fala sobre um alimento milagroso, uma técnica inovadora!

Mas essa semana um depoimento muito emocionado de uma pessoa leiga deixou todos da nutrição boquiaberto, ficar doente, compulsivo, e louca por conta de comida não deve ser incentivado nunca, recebo diariamente pessoas que tem uma relação péssima com a comida, pois é não conte comigo para enlouquecer.

Em uma parte da reportagem ela disse:

“Me culpava. Achava que o que faltava em mim era um pouco de foco, força ou fé. E tentava de novo. Só depois de muito tempo, caí na real que a vida perfeita das blogueiras fitness não me inspirava. Pelo contrário, me frustrava. Foi aí que tomei uma decisão libertadora: deixei de seguir todas no Instagram.”

Fonte: http://revistaglamour.globo.com/Na-Real/noticia/2017/12/como-parar-de-seguir-musas-fitness-me-fez-perder-peso-dos-ombros-e-das-costas.html

Meu amigo, meu colega, caro nutricionista pense direitinho como vai sustentar e seguir a sua carreira, você estudou, se dedicou não se deixe levar, é como as drogas quando éramos adolescentes e nossos pais diziam diariamente: você está pronto para dizer NÃO?

Uma carreira de sucesso deve ser baseada em algo sólido, sustentável, e que você garanta principalmente a saúde daquele que lhe procura.

Quero deixar claro que não estou aqui dizendo que sou CONTRA a dietas low carb, cetogênicas, hipocalóricas, não sou, mas sabe isso faz parte de um tratamento inteiro e completo, e deve fazer parte de um contexto nutricional de acordo com o estilo de vida, objetivo do paciente e pelo período que é indicado nos papers científicos.

Vá em frente, mas estudo estratégias nutricionais!

Feliz 2018!

4 thoughts on “A escolha do caminho

  1. Eu sou suspeita em falar sobre você, sou sua fã numero 1.
    Em relação a nossa profissão, sigo a sua mesma linha de raciocínio, sempre trabalhar com amor, respeito pela profissão, respeito pelos pacientes e acima de tudo trabalhar com responsabilidade e ciência.
    Esse ano tomei uma decisão importante na minha vida, trabalhar com atendimento em consultório e fui privilegiada em ter aula com essa fera na pós graduação. Agora estou fazendo o seu curso, que é maravilhoso, e ainda estou tendo consultoria… Ah! como Deus está sendo generoso comigo! Desse jeito não tem como voar.

  2. Dri, concordo plenamente! O caminho não é fácil, muitos querem nos elouquecer com dietas malucas … Mas creio que a nutrição pautada na ciência ainda é saída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *