Avaliação antropométrica de crianças e adolescentes

Você fica em desespero quando tem que realizar o atendimento nutricional em crianças e adolescentes?

Vou lhe dar umas dicas que poderá logo colocar em prática nos seus atendimentos, use as curvas da OMS para essa avaliação, elas são rápidas, práticas e precisas além disso conseguimos facilmente oferecer ao cliente o estado nutricional para o responsável e traçar os planos da dieta.

As curvas cruzam dados de peso, altura, e IMC e isso nos dá base para conseguirmos ter mais amplamente uma visão do quadro. 

Leve impresso as curvas para que na hora da consulta você já tenha disponível, e isso facilite a conversa e a troca de informações com o paciente, e isso faz todo sentido dentro da consulta nutricional.

Quanto a % de gordura você pode usar a fórmula de Slaughter que é específica para esse público e que utiliza as dobras cutâneas tricipital e subescapular. Nesse caso pode acompanhar a evolução da porcentagem de gordura de acordo com a dieta que conseguiu manobrar e a estratégia utilizada. 

No caso das circunferências a minha orientação é sempre que você FAÇA, sim faça mesmo que sem parâmetros de comparação lhe fornece mais base para consultas nutricionais futuras e pode discutir com o paciente as possíveis mudanças de comportamento e enaltecer as conquistas do paciente. 

O seu atendimento nutricional deve ser sempre embasado em evidências científicas adequadas e com muito discernimento você nutricionista deve conseguir pontuar as melhores ações para cada caso. 

Nesse site você encontra informações aprofundadas e todas as curvas:

http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_vigilancia_alimentar.php?conteudo=curvas_de_crescimento

1 thought on “Avaliação antropométrica de crianças e adolescentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *