Os protocolos para o atendimento nutricional do adolescente

Muitos me perguntam quais os melhores ou pelo menos mais assertivos protocolos para atendimento de consultório do adolescente, e hoje vou falar um pouco sobre isso.

Quando recebemos essa população no consultório temos um grande dilema, como mantê-los motivados ao tratamento, e como lidar com eles que tem acesso a tantas informações em redes sociais, e internet, eu sei é um baita desafio mesmo. Em geral costumo dizer aos meus alunos que a ciência é a nossa melhor aliada, afinal de contas contra fatos não há argumentos, e hoje eu vou lhe oferecer os argumentos.

A Organização Mundial da Saúde classifica como adolescentes aqueles de 10 a 19 anos, e por isso foram criadas tabelas para essa faixa etária visando então conseguir a avaliação adequada.

Vamos aos protocolos utilizados na consulta:

01. Curvas da Organização Mundial da Saúde: IMC + P/I + E/I, sendo a curva de Índice de Massa Corporal que leva em consideração: peso e altura + a curva de peso para idade, e de altura para idade. O ideal é que você use todas as curvas para ter uma avaliação completa.

02. Estagiamento de Tanner: apesar de alguns profissionais relatarem ficar desconfortáveis na aplicação do estagiamento é necessário para a escolha da fórmula de % de gordura. Por esse motivo a minha dica é que você desapegue desse desconforto nutri, e siga em frente. Peça SIM ao adolescente que faça a auto-avaliação e se classifique segundo o estagiamento.

03. Fórmula de Slaughter: a % de gordura é uma das etapas da consulta nutricional, e é de suma importância definir a % de gordura afim de determinar metas, e saber principalmente o estado nutricional desse paciente.

04. QFA: os quadros de frequência de alimentos é uma excelente alternativa para avaliação do consumo alimentar, e você deve fazer quadros com até 20 alimentos, e ir em cada consulta/retorno aplicando um novo quadro.

05. DRIs: necessidade energética. Determinar o valor calórico a ser ofertado é a última etapa e exige que você conheça fórmulas voltadas a essa população, a minha sugestão são as DRIs que propõe fórmulas específicas para idade. 

 

Ufa! Agora mãos à obra, estruture o seu atendimento nutricional para adolescentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *