O tratamento nutricional do paciente diabético

Os números são alarmantes, e os consultórios de nutrição estão cada vez mais recebendo pacientes com diabetes. Uma pesquisa do Governo Federal revelou que em 10 anos (2006-2016) houve um aumento de 61,8% de brasileiros diabéticos.

De acordo com o gênero é comprovado que as mulheres são as mais acometidas, estando em 9,9% e esse índice cai para 7,8% quando se trata dos homens.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse em uma entrevista que esses dados foram obtidos com entrevista nos quais os participantes informaram o consumo semanal de: doces, bolos, sorvetes, chocolates e biscoitos reafirmando ainda mais a importância de uma alimentação adequada unida a exercícios físicos frequentes.

Uma das alternativas muito eficientes no tratamento nutricional desse grupo de pacientes é a inserção / adequação do magnésio no plano alimentar, já que é um íon intracelular que participa como co-fator de mais de 300 reações enzimáticas e está envolvido diretamente com os processos de oxidação da glicose. Muitos estudos corroboram que a deficiência de magnésio é responsável pela resistência de insulina ou ser uma consequência dela, além de ser um fator preditor para o aparecimento do diabetes mellitus.

“Num braço do Women’s Health Study (WHS), Song e cols. mostraram que, quanto maior a ingesta de magnésio, menor a incidência de diabetes na população prospectivamente estudada, especialmente nas mulheres com sobrepeso”**

A Recomendação Dietética (Recommended Dietary Allowances – RDA) estão em torno de 400-420 mg para homens e 310-320 para mulheres em fase adulta, um dos poucos estudos*** que avaliaram o consumo deste mineral no Brasil revelou que o consumo médio é de 279 mg por dia, estando abaixo da recomendação ideal. As principais fontes alimentares são os vegetais folhosos verdes escuros, oleaginosas, frutas secas e cereais integrais.

O nutricionista que trabalha habitualmente com pacientes diabéticos deve se atentar ao consumo adequado deste micronutriente no planejamento dietético, lembra que eu sempre digo NUTRIENTE ALVO, pois é, para o diabetes esse nutriente é o magnésio.

**Song Y, Manson JE, Buring JE, Liu S. Dietary Magnesium Intake in relation to plasma insulin levels and risk of type 2 diabetes in Women. Diabetes Care 2004;27:59-65.
***Yuyama LKO, Rocha YR, Cozzolino SMF. Composição química e percentual de adequação da dieta regional de Manaus, AM. Acta Amazônica. 1992; 22(4):587-93.

 

Tagged , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *