As uvas como estratégias nutricionais no emagrecimento

As uvas são o alvo do momento já que a busca pela melhoria da saúde tem sido muito estudada por cientistas afim de reduzir riscos das doenças cardíacas.

O resveratrol é uma fitoalexina, produzido por diversas plantas como: Polygunum cuspidatum e Polygunum multiflorum e está presente nas uvas, esta é sintetizada na casca em resposta a irradiação dos raios ultravioletas, e está sob duas formas: trans resveratrol e cis-resveratrol, sendo a forma cis mais estável.
O resveratrol é um potente antioxidante sendo capaz de melhorar níveis lipídicos, por isso sua indicação em pacientes que desejam reduzir o peso, além de amenizar sintomas da menopausa por agir diretamente com o estrogênio. Ele também é um potente anti-inflamatório e anti-coagulante.
A prensagem do suco de uva integral tem muita influência na formação do resveratrol.

Um estudo de grande relevância concluiu que a combinação de trans-resveratrol e de hesperetina – dois flavonóides encontrados na uva vermelha e na laranja, respectivamente têm como principais funções melhorarem o controle glicêmico e a função vascular em indivíduos obesos. Dentre os resultados, os autores verificaram:

  • Aumento da expressão e da atividade da enzima glioxalase 1 em 27% da população estudada, que é a enzima que metaboliza o metilglioxal, composto reativo e agente de glicação;
  • Diminuição do metilglioxal plasmático em 37%, sendo um resultado bom;
  • Redução de proteínas glicadas com metilglioxal em 14%, esse é um número expressivo;
  • Diminuição da glicemia de jejum e pós-prandial em 5 e 6%, respectivamente, e melhora da sensibilidade à insulina após sobrecarga oral de glicose;
  • Melhora da função vascular;
  • Diminuição de marcadores de inflamação vascular em 10%.

Diante de diversos benefícios o trans resveratrol deve ser potencialmente consumido no dia a dia, na forma de uvas ou suco de uva integral.
Introduza essa bebida no cardápio do seu paciente, e controle claro a quantidade, e os outros alimentos do dia.

Tagged , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *